Festival acontece no mês de maio e traz diversas atrações típicas para o bairro
Tamires Alês / Fotos Divulgação
No mês de maio o bairro do Bom Retiro, região central da cidade de São Paulo, vai receber uma das maiores festas da comunidade coreana de São Paulo. Em sua 6° edição o Festival da Cultura Coreana e Bairro Bom Retiro traz o melhor das danças, artes, costumes e culinária do País oriental para a capital paulista. O evento, promovido pela Associação Coreana do Brasil, acontece nos dias 21 e 22, das 11h às 19h, na Oficina Cultural Oswald de Andrade e ruas próximas, é aberto ao público em geral e tem entrada gratuita.
O principal intuito da festa, segundo os organizadores, é divulgar e compartilhar a cultura e as tradições coreanas com a sociedade brasileira, desmistificando e aproximando mais a comunidade coreana dos brasileiros. Além de afirmar e homenagear o bairro do Bom Retiro, que recentemente foi reconhecido, de maneira oficial pelos órgãos governamentais, como polo de cultura coreana na cidade de São Paulo.
Os organizadores esperam receber mais de 20 mil visitantes durante os dois dias de evento, que poderão participar das diversas atividades realizadas no saguão principal da Oficina Cultural Oswald de Andrade como visitar as exposições: fotográficas, de vestimentas e acessórios que fazem parte do casamento típico coreano, de cerâmica, artes plásticas e pintura oriental, e caligrafia hangul – letra coreana. Ou ainda, participar das oficinas de hangul, ou de dobraduras, voltada para as crianças.
Já na via pública, localizada ao lado da Oficina, as pessoas poderão aproveitar para fazer umas comprinhas, já que mais de 50 expositores venderão diversos artigos típicos coreanos como bonecas e cerâmicas. Nessa área também estará presente a praça de alimentação, com diversos pratos típicos da culinária coreana.
Além disso, a partir das 14h, diversos shows vão agitar o público. O palco, montado também na rua, receberá apresentações de corais, danças folclóricas Jam-go chum (tambor jamgo), de K-Pop (grupos covers), break dance (dança de rua), de salmunori (percussão tradicional e popular coreana), do DJ Masa, das cantoras coreanas Mi Kyung Yang e Ae Já Lee, e de Tae Kwon Do, arte marcial coreana.
Segundo a vice-presidente da Associação Coreana do Brasil, Lisa Um, e expectativa é que nessa edição os brasileiros estejam mais presentes, já que a divulgação não está restrita só a comunidade coreana. Aos que não conhecem a cultura desse País, mas pretendem participar da festa Lisa dá algumas dicas: “As pessoas não podem deixar de visitar as exposições, participar das oficinas, assistir as apresentações de dança folclórica e K-Pop, e experimentar o Kimchi [acelga em conserva apimentada, um dos principais pratos da culinária coreana]”, finaliza.
Informações
6° Festival da Cultura Coreana e Bairro Bom Retiro
Data: 21 e 22 de maio
Horário: Das 11h às 19h
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade – rua Três Rios, 363, e rua Lubavitch, no Bom Retiro
Entrada Gratuita
(isso ai pessoal daqui a pouco estarei indo lá para conferir a programação e trazer novidades para vc's bjossss ate mais. Rick-sama^^)